Orla da Lagoa Central
O despertar de Lagoa Santa
com suas águas curativas
Os pontos turísticos inseridos no contexto da Lagoa Central
Lagoa Central
Formada há aproximadamente 6 mil anos pelo deslizamento de terras causado por chuvas torrenciais, a Lagoa Central é o símbolo onde se desenvolve a formação da cidade de Lagoa Santa, famosa por sua beleza natural e pelas curas aqui registradas e relatadas desde o século XVIII.
Ocupada inicialmente em 1733 por Felipe Rodrigues, que se estabeleceu em seu entorno desenvolvendo ali o cultivo de cereais, cana-de-açúcar e um pequeno engenho para produção de aguardente.
Felipe Rodrigues foi o primeiro a relatar o poder curativo de suas águas, depois divulgado pelo cirurgião João Cardoso de Miranda no livreto Prodigiosa Lagoa, em 1749, e também pelo médico italiano Dr. Cialli. Desde então a cidade de Lagoa Santa se desenvolve em torno da Lagoa Central e de seus mitos, a Lagoa é tombada, por meio do Decreto municipal número 234 de 2001.
A Lagoa Santa foi ponto de interesse da elite da capital mineira a partir dos anos 50, época em que surgem diversas casas de campo na orla da lagoa. Nos anos 70, foi criada uma praia artificial, o que atraiu diversos turistas para o local, esse movimento durou alguns anos, tendo fim na década de 80 com a emergência de uma nova consciência ambiental.
Devido à sua beleza cênica e importância histórica, é reconhecida culturalmente, e encanta os moradores e turistas que visitam a cidade. Atualmente, a orla da Lagoa Central é espaço para o lazer e entretenimento de moradores e visitantes, proporcionando excelentes passeios ciclísticos, caminhadas e prática de esportes ao longo dos seus 6.300 metros de extensão.
A orla conta também com diversos bares e restaurantes, além de quadras e espaços destinados à prática de esportes. Também localiza-se no seu entorno outros pontos de importância histórica e cultural do município, como o Iate Club e o Horto.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Iate Clube
Também conhecido como “Iate Club”, o Clube Náutico Joá foi construído nos anos 1950, quando era frequentado pela alta sociedade belo-horizontina. A arquitetura diferenciada destaca-se pelas formas sinuosas, revestimento em pastilhas italianas e piso interno em mármore de Carrara. Nos anos 70 o espaço funcionou também como restaurante, onde eram realizadas “horas dançantes”, atraindo um público diversificado.
Recentemente foi revitalizado, passando por pintura e paisagismo, bem como a reconstrução do seu antigo deque de madeira. O local também recebia eventos e shows em sua área externa e era também um espaço de lazer e contemplação da beleza natural da lagoa, oferecendo aos seus visitantes uma magnífica vista do pôr do sol da região. Atualmente o Iate se encontra fechado devido a reformas.
Localização: Av. Getúlio Vargas, esquina com Av. Carlos Orleans Guimarães, s/nº – Várzea.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Feira de Arte e Artesanato
A Feira de Artesanato acontece todos os domingos das 9h às 16h, na Av. Getúlio Vargas, na orla da Lagoa Central, próximo ao Horto Florestal. Ela é uma iniciativa da Associação de Artesãos Lagoartesanta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, e busca valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais da cidade. Mais informações na página da Feira.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Mirante Morro do Cruzeiro
Um dos pontos mais altos da cidade, é constituído por um espaço de lazer com playground, academia livre e anfiteatro, além de um mirante com uma bela vista, de onde é possível contemplar a Lagoa Central, os contrafortes da Serra do Espinhaço e parte da Serra do Curral.
O cruzeiro existente na praça denominou a região, que é uma das mais antigas da cidade. Na praça se localiza a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no final do século XIX, sendo um importante marco cultural da época, tombada através de Decreto Municipal em 2001. Atualmente o Mirante se encontra fechado.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Horto
Em agosto de 1842, a região de Lagoa Santa se tornaria palco de combates durante a Revolução Liberal. Mesmo em grande vantagem numérica, dispondo de armamento superior e muito bem municiados, os legalistas não puderam vencer a empedernida resistência oferecida pelas tropas liberais na cidade. A batalha de Lagoa Santa foi uma verdadeira proeza militar considerando a assimetria das forças envolvidas, ela se deu a partir dos quintais e, notadamente, na Mata da Jangada.
Grande parte da Mata da Jangada não resistiu ao uso e ocupação do solo dos últimos séculos, restando hoje uma pequena porcentagem da mesma, situada na região conhecida como Horto na orla da Lagoa Central. Vale ressaltar que a vegetação nativa desse local sofreu alterações bruscas, sendo sua atual composição resultado de plantios realizados no século XX. O local, que hoje é utilizado por muitos jovens e frequentadores da Lagoa Central, é de extrema relevância turística e histórica, carregando junto a tantos outros do antigo vilarejo a memória da valentia e coragem empenhada pelos liberais na resistência de agosto de 1842.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Feira Agroecológica
São comercializados produtos da agricultura familiar produzidos sem uso de insumos químicos e agrotóxicos, bolos, pães, mudas, sanduíches, doces, queijos, iogurtes de ovelha, mel, ovos, licores, cogumelos frescos, entre outros. Todos os produtores são de Lagoa Santa, a produção é artesanal e utilizam preferencialmente produtos naturais e locais.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Areião
O Complexo Esportivo Chafir Alcici – Areião – é um importante espaço para a prática esportiva em nossa cidade. A gestão dos espaços será realizada pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Social através da Diretoria Municipal de Esporte e Lazer, e para isto, a Prefeitura está disponibilizando um sistema de agendamento para democratizar a utilização das quadras do Areião de uma forma rápida, fácil e gratuita.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Praça Felipe Rodrigues
Local de lazer para encontro das famílias em Lagoa Santa e de diversas manifestações culturais do município. Também é palco dos grandes eventos realizadas anualmente pela prefeitura.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa
Praça Piquenique Literário
Denomina-se Praça do Piquenique Literário a praça localizada na Avenida Getúlio Vargas esquina com a Rua Manoel de Paula, no bairro Joana D`Arc.
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa