Escola Municipal
Sr. Tito

Sobre a Escola Municipal
Lívio Mucio Conrado Silva/Sr. Tito

História da Escola

Escola Municipal Lívio Múcio Conrado Silva / “Sr. Tito”, foi criada através da Lei Municipal nº 3335/2012.

Localizada à Rua Ana Gonçalves, nº 814, bairro Palmital III, Lagoa Santa/MG, oferece o Ensino Fundamental, cumprindo o previsto no Plano de Atendimento e Expansão da Rede Pública de Ensino, atendendo a demanda crescente do bairro e adjacências, principalmente, em função da construção das moradias destinadas ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O nome da escola é uma homenagem ao Senhor Lívio Múcio Conrado Silva, conhecido como “Sr. Tito”, que dedicou grande parte de sua vida ao trabalho social envolvendo toda a comunidade, também, fundador do Grupo Escola Amizade e Amor – GEAA, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que desenvolve hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, trabalho com crianças, adolescentes e adultos, buscando resgatar alto estima, cidadania, amor ao próximo, a boa convivência, preparando jovens e adultos para a sociedade e mercado de trabalho.

Lívio Múcio Conrado Silva, nascido na cidade de Vespasiano, aos 21 de agosto de 1927. Filho de João Silva e Raimunda Conrado Silva (Nazinha) era chamado carinhosamente de Tito, por ter sido batizado com o nome de Tito Lívio Múcio Conrado Silva. Casou-se com Selma Salomão Silva, com quem teve cinco filhos: Jacqueline Salomão Silva, Luiz Cláudio Salomão Silva, Geraldo Salomão Silva, João Lívio Salomão Silva e Adriano Salomão Silva. Funcionário público estadual trabalhou durante 35 anos na Secretaria Estadual da Fazenda. Exemplar em sua conduta, pai presente, cumpriu com responsabilidade seus deveres. Sempre envolvido com a sociedade local, após sua aposentadoria, dedicou integralmente a ajudar a comunidade e região onde morava. Filho de professora, casado com uma professora, seu espírito solidário, era de modo especial dedicado às crianças e aos jovens. Participou do grupo de casais da Igreja Menino Jesus de Belo Horizonte, onde cooperou com encontros e palestras. E foi ministro da eucaristia na Catedral da Boa Viagem em Belo Horizonte. Dedicou-se na construção da nova Igreja de Nossa Senhora de Lourdes em Vespasiano.   

Mudou-se para o bairro Campinho, em Lagoa Santa, com a finalidade de ajudar a comunidade. Sempre procurado pelos necessitados para doação de cestas básicas, transporte de doentes e de grávidas prestes a dar à luz, além de ajudar financeiras para urgências, reformas e/ou construções de quartos, banheiros, cozinhas, etc. Na cidade de Lagoa Santa, contribuiu ativamente na diretoria da Santa Casa de Lagoa Santa. Para realização de um grande sonho, adquiriu com recursos próprios, um terreno no palmital, onde construiu o prédio e fundou, em 11/02/1989, o Grupo Escolar Amizade e Amor – GEAA, entidade filantrópica, hoje mais conhecida como Casa Sr. Tito.

Instalou uma pequena padaria no GEAA, onde fazia o chamado “Pão Forte”, que tinha a finalidade de combater a desnutrição, e era oferecido como merenda escolar em várias escolas da região. Atendendo solicitações da comunidade do Palmital, disponibilizou as instalações do GEAA, para que a Prefeitura Municipal levasse atendimento médico ao bairro e, posteriormente, alugou, com recursos próprios. Atualmente o GEAA oferece trabalho sócio-educativo para a população dos bairros Palmital e Vila Fagundes, com oficinas de Arte, esportes, música e cultura.