CEI
Alaíde Lisboa de Oliveira

Sobre o Centro de Educação Infantil
Alaíde Lisboa de Oliveira

História da Escola
    A inauguração do Centro de Educação Infantil Alaíde Lisboa de Oliveira aconteceu no dia 17 de julho de 2014, à Avenida Getúlio Vargas, 5.480 no Bairro Várzea. Em 14 de julho de 2018 a escola foi transferida para Rua Conde Dolabela, 1629, Bairro Várzea, Lagoa Santa - MG. Foi criado pelo Decreto Municipal nº 2.572 de 19 de setembro de 2013. Nos termos do Artigo 1º da Resolução SEE nº 170 de 29-01-2002, dos artigos 1º e 3º da Portaria CEE nº 443 de 02-08-2001. Fica autorizado o funcionamento da Instituição, publicado em 21-12-2013, com objetivo de atender a Educação Infantil, cuja demanda do Bairro Várzea e adjacências é elevada. O Centro de Educação Infantil Alaíde Lisboa de Oliveira terá sua sede definitiva no Bairro São Geraldo.
O Centro de Educação Infantil Alaíde Lisboa de Oliveira atenderá as crianças de 0 à 5 anos de idade, na modalidade de Educação Infantil: Creche - Berçário, Maternal I, Maternal II, Maternal III e Pré-escola – Infantil I e Infantil II. Atenderá inicialmente somente a Creche. As demais turmas serão atendidas na Sede definitiva. A mantenedora é a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Santa, localizada em Minas Gerais.
O nome do Centro de Educação Infantil é uma homenagem a ilustríssima escritora Alaíde Lisboa de Oliveira. A Instituição leva este nome gracioso, pela honra à história e zelo que a Sra. Escritora Alaíde Lisboa de Oliveira, sempre empenhou ao longo de sua trajetória de vida à Educação. Alaíde nasceu em Minas Gerais, na cidade de Lambari em 22 de abril de 1904, a escritora ficou conhecida em 1938, quando lançou o livro: “A Bonequinha Preta”. Obra inovadora para a época que destacou até em dramatizações. Ao todo foram 31 livros publicados e mais de dois milhões de exemplares vendidos. 
Alaíde conquistou um lugar na Academia de Letras, deu aulas na UFMG e em 1947, foi eleita a primeira vereadora de Belo Horizonte, além de ser jornalista. Sempre demonstrou compromisso, carinho e responsabilidade pública e nunca perdeu a modéstia! Alaíde Lisboa morreu em casa, devido a uma pneumonia no dia 04 de novembro de 2006, em Belo Horizonte, onde foi sepultada. Conhecendo um pouco de seu contexto, observamos que a memória de Alaíde foi eternizada, como ela mesma dizia que queria ficar para semente, seu desejo foi realizado, ao conhecer um pouco de sua história e seus escritos rememorarmos a nossa infância e destacamos com simplicidade deste período particular e singular. Onde ousa-se da inocência para demonstrar valores imensos e formativos de caráter para com cada leitor e coparticipante no processo educativo vinculado principalmente à Educação Infantil.
Pensar em homenagear Senhora Alaíde nomeando esta instituição Infantil com seu nome é semear seus ideais de pureza, conhecimento, cuidados, alegria e educação com qualidade às nossas crianças. E por concebermos a educação como valor indispensável nos propõe a uma pedagogia que leve à formação integral e permanente do nosso aluno, buscando a construção de um ser humano melhor consigo mesmo e com os outros, que possa entender e conviver com a pluralidade e diversidade do tempo atual.  Hasteando a bandeira de nossa homenageada em obter eficiência do ensino atrelada ao conhecimento dos métodos e técnicas, bem como das habilidades em sua aplicação.

“O grande valor do conhecimento de teorias e normas da educação consiste na possibilidade de libertação que esse mesmo conhecimento oferece.”