O Centro Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE), teve sua fundação em 1983. A instituição desenvolve e coordena políticas de proteção do patrimônio arqueológico, assim como divulga a pré-história regional no Programa de Educação Patrimonial. A instituição conta com a Reserva Técnica Professor Heinz Charles Kohler, onde faz a salvaguarda de material arqueológico procedentes da pesquisa no Estado de Minas Gerais. Disponibilizando seu acervo para pesquisadores e divulgando o mesmo através de exposições. Dispõe de exposição permanente e atende a demandas para realizar exposições itinerantes e palestras a nível regional. O CAALE tem um caráter de museu, que se consolidou como um local voltado para divulgação e preservação da arqueologia regional. O acervo da instituição é significativo, disponibilizando experiência de conhecimento enriquecedora, voltada para compreensão da pré-história e das antigas ocupações humanas na região de Lagoa Santa.
Annette Laming-Emperaire
Dedicou seu tempo as pesquisas e escavações, que lhe trouxeram ao Brasil e, na década de 1970, a Lagoa Santa, na Grande BH. Como chefe de uma missão franco-brasileira, encontrou o um crânio humano com datação mais antiga do país, a “Luzia”, e deu nova dimensão aos achados do naturalista dinamarquês Peter W. Lund (1801-1880).
Heinz Charles Kohler
Em 1989, escreveu a primeira tese de doutorado do Brasil sobre Geomorfologia Cárstica intitulada “Geomorfologia Cárstica da Região de Lagoa Santa – MG”, o trabalho tornou-se referência para o estudo do carste tropical brasileiro e favoreceu o aumento do interesse pelo carste e por cavernas carbonáticas mineiras e nacionais.
Endereço: Av. Acdo. Nilo Figueiredo, 62 – Vila Santa Cecilia, Lagoa Santa – MG, 33400-000
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 12:00 as 17:00
Telefones para informação: (31) 3688-1498
Acervo Prefeitura de Lagoa Santa