Sobre a Escola Municipal
Dona Naná
Dona Naná
História da Escola
A Escola Municipal Dona Naná, foi criada de acordo com a lei 1172/94, revogando a lei n.º 60 de 14/07/93 que a oficializou “Escola Pituchinha”, dando-lhe nova denominação, conforme autorização de funcionamento da Portaria 1020/95 da Secretaria Estadual de Educação.
Tem sua sede própria, à Rua Quintino Bocaiúva, nº. 425 - Bairro Santa Helena, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Oferece ensino na modalidade de Educação Infantil. Possui também autorização para o funcionamento do ensino fundamental segundo a portaria 1020/95, porém a mesma não ministra esta modalidade a partir do ano de 2008.
A denominação da Escola Municipal Dona Naná é em homenagem à filha do Sr. Messias Pinto Alves, grande homem público e benemérito de Lagoa Santa, farmacêutico e representante político da cidade.
Djanira Pinto Alves, mais conhecida por Dona Naná, nasceu em 24 de setembro de 1905 e faleceu no dia 19 de novembro de 1994. Cursou somente a escola primária, mas exerceu a profissão de professora durante vinte e seis anos, iniciando sua carreira na Escola Rural Mista do Bairro Palmital.
Por trabalhar com alunos considerados problemáticos, com dificuldades na aprendizagem, ficou famosa e imbatível na alfabetização. É importante salientar que vários adultos foram alfabetizados por Dona Naná.
A escola tem como entidade mantenedora Prefeitura Municipal de Lagoa Santa sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, com sede à Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, nº 2500, loja 28, Bairro Santos Dumont. Funciona em dois turnos, atendendo alunos com faixa etária de 02 a 06 anos.
________
Conforme Regimento Escolar