Escola Municipal
Dona Marucas

Sobre a Escola Municipal
Dona Marucas

História da Escola

Localizada à Rua Petrópolis nº41, no Bairro Ovídio Guerra no município de Lagoa Santa, Minas Gerais, a escola teve sua criação em 12 de setembro de 1984, através do Decreto 23.835, assinado pelo Governador do Estado Hélio Carvalho Garcia e pelo Secretário de Educação do Estado Alísio Alves Brito, para atender alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau, e possui como patrona uma antiga educadora da cidade que muito orgulhou os moradores por sua empolgação quanto ao ato educativo, seu apelido Dona Marucas (Maria da Conceição Rodrigues), até hoje é repetido e por este motivo a educadora é homenageada dando seu nome à escola.    

Maria da Conceição Rodrigues, Dona Marucas, nasceu em Lagoa Santa, em 12 de novembro de 1906 e faleceu em 26 de janeiro de 1969, na cidade de Montes Claros. Foi professora e diretora da Escola Municipal Dr. Lund e também, em escolas no município de Montes Claros, onde trabalhou até se aposentar. Após aposentar–se, continuou lecionando no Seminário Diocesano em Montes Claros e dirigindo Missa Dialogada para crianças, em Lagoa Santa. Atuou como membro de apostolado da Oração Arquiconfraria das Mães Cristãs em Montes Claros e aos 50 anos iniciou o Conservatório de Música Louzenzo Fernandes.

Quanto à sua municipalização, temos que a mesma se deu através da Lei Municipal nº 1465 de 12 de janeiro de 1998, ficando a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa como entidade mantenedora deste estabelecimento de ensino.

_____

Conforme Regimento Escolar