Creche
Nossa Senhora de Belém

Sobre a Creche
Nossa Senhora de Belém

História da Escola
A Creche Nossa Senhora de Belém foi a primeira creche de Lagoa Santa (MG). Fundada em 1986, pelo então prefeito Dr. Lindouro Avelar, que através de uma ex-aluna, Valderez Vale, convidou Madre Maria Helena Cavalcanti, superiora geral, fundadora da Congregação Nossa Senhora de Belém, a assumir a direção da Creche Municipal, para servir inicialmente às famílias carentes de Lagoa Santa. Naquela época, o objetivo inicial da creche era disponibilizar um espaço para as mães que trabalhavam foram e muitas vezes eram os “arrimos de família” que não tinham com quem deixar os filhos. A creche atendia alunos oriundos de vários bairros da cidade e não apenas de acordo com a lei de zoneamento. A demanda era imensa, principalmente por ser a primeira instituição pública e gratuita voltada para o atendimento de crianças pequenas em tempo integral e administrada pelas Irmãs da Congregação Nossa Senhora de Belém. Neste cenário, a Creche Nossa Senhora de Belém, teve como objetivo, atender não apenas a mãe, mas também e principalmente a criança em um espaço cuidadosamente preparado para ela se desenvolver brincando, alimentando-se, tendo o carinho e a atenção de que as crianças necessitam nos seus primeiros anos de vida, através de profissionais qualificados e conscientes, pois a creche é o primeiro ambiente de interação das crianças com outras pessoas, desassociado do ambiente familiar. Na perspectiva atual, a creche não é mais associada apenas como um espaço de cuidar e brincar. Segundo Siqueira (2006, p.9) “a creche e a pré-escola evoluíram e de tal maneira que a partir da Constituição de 1988, elas aparecem pela primeira vez no capítulo sobre Educação da Constituição Federal, considerando este atendimento como direito da criança”. É um direito de toda e qualquer criança, independente de gênero, classe, cor ou sexo, conforme estabelecido além da Constituição, como também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), através do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, que são os principais documentos norteadores da Educação Básica no Brasil. Nesta premissa, as práticas educacionais, além de exigirem ações adequadas às necessidades educativas e aos cuidados específicos referentes à faixa etária de um ano e nove meses a cinco anos e nove meses, pressupõem ainda o desenvolvimento de práticas de qualidade, que permitam a inserção equitativa e participativa dessas crianças no universo social, cultural, econômico e político da realidade brasileira. Sob a coordenação direta de Irmãs Religiosas, a equipe desenvolve atividades pedagógicas e culturais. A Creche está sob a direção atual da Irmã Redenção - Edna dos Santos Martins e Vice-direção da irmã Sofia - Juliana Ananias Pereira.




A história começa em BH, nos anos 40, no Colégio Santa Maria – Colégio dominicano. Lá o trabalho começou com a turma do 4º ano, através da dedicação da irmã Maria Helena Cavalcanti; esta sonhava com uma casa bonita por dentro e bonita por fora, para atender crianças da escola infantil, atendendo sua necessidade de escola, educação saúde e amor, visando uma melhor qualidade de vida para todos por intermédio da evangelização e da socialização. 

Em 1985, Madre Maria Helena Cavalcanti, superiora geral, fundadora da Congregação de Nossa Senhora de Belém, através de uma ex-aluna, Valderez Valle, a pedido do Prefeito Dr. Lindouro Avelar, foi convidada a assumir a direção da Creche Municipal. Em 14 de dezembro de 1986, foi inaugurada a Creche Nossa Senhora de Belém, para servir as famílias de Lagoa Santa. Desde então, as Irmãs que aqui trabalham ou trabalharam, bem como os dedicados funcionários, vêm procurando educar as crianças conscientes de que educar é mais que instruir, é construir o homem e o mundo. Educar é obra de amor, atenção, paciência e esperança”. Palavras da própria Madre ao receber o título de Cidadã de Lagoa Santa. 

Em 17 de dezembro de 2001, foi inaugurada a 2a Creche de Nossa Senhora de Belém, no bairro Vila Maria.  Atualmente são atendidas 300 crianças, de 2 a 5 anos, nas 2 unidades, em horário parcial e algumas em horário integral, durante o período de trabalho ou ausência dos pais ou responsáveis, cujas condições ou recursos não permitam assegurar-lhes a adequada subsistência, educação e guarda, ministrando-lhes gratuitamente educação, alimentação e desenvolvendo a parte intelectual, física, social, emocional, moral e religiosa.

O ingresso de uma criança no período integral proporciona à família maior disponibilidade de tempo para o trabalho e consequente aumento da renda familiar. Para matricular seu filho no período integral, a mãe é entrevistada e avaliada, quanto a sua necessidade, obedecendo aos seguintes itens para critério de seleção: renda familiar, número de filhos menores, comprovação de emprego.

A creche tem o cuidado de preparar a criança para o aprendizado escolar, motivando o desabrochar de suas potencialidades, através de uma estimulação paciente e adequada à sua idade e ritmo individual de crescimento, sempre com muito amor. Sabemos que o afeto e o carinho, a atenção individualizada à criança são imprescindíveis não só à sua felicidade, como também ao desenvolvimento de sua inteligência.

Em 1985, Madre Maria Helena Cavalcanti, superiora geral, fundadora da Congregação de Nossa Senhora de Belém, através de uma ex-aluna, Valderez Valle, a pedido do Prefeito Dr. Lindouro Avelar, foi convidada a assumir a direção da Creche Municipal. Em 14 de dezembro de 1986, foi inaugurada a Creche Nossa Senhora de Belém, para servir as famílias de Lagoa Santa. Desde então, as Irmãs que aqui trabalham ou trabalharam, bem como os dedicados funcionários, vêm procurando educar as crianças conscientes de que educar é mais que instruir, é construir o homem e o mundo. Educar é obra de amor, atenção, paciência e esperança”. Palavras da própria Madre ao receber o título de Cidadã de Lagoa Santa. 

Nasceu de um sonho, de muitos sonhos.

Lá, no Rio de Janeiro, Madre Maria Helena Cavalcanti sonhava com uma casa, bonita por dentro e bonita por fora, que beneficiasse crianças da escola infantil, atendendo suas necessidades de educação, saúde, nutrição, recreação e muito amor. Além dessas atividades, a creche deveria ajudar na integração e promoção da comunidade, visando a uma melhor qualidade de vida para todos, por intermédio da evangelização e da socialização.

Nós, aqui em Lagoa Santa, tivemos o mesmo sonho e, por um feliz acaso, meu sonho encontrou-se com o sonho do Dr. Lindouro Avelar e de sua mulher. Dona Santinha. Hoje, são milhares de crianças felizes que passaram por aqui e que seguiram seus caminhos. E toda criança feliz, protegida, bem cuidada e bem amada será, com certeza, um adulto saudável, autônomo, bem integrado e bem-sucedido.

Entre muitos outros que nos ajudaram a realizar esse sonho, não podemos nos esquecer do Padre Raimundo, do Dr. Márcio Caldas, arquiteto responsável pela reforma da sede da creche e pela construção do convento das irmãzinhas de Belém. E mais: da Dra. Maria Marilda, nossa anfitriã e guia e que, enquanto pode, contribuiu para a manutenção das creches, com muito carinho.

E, especialmente, aquelas jovens, vestidas de azul e branco, as quais ofereci pousada, em minha casa, até que os trabalhos da creche pudessem ser iniciados. Foram elas, as Irmãs pioneiras que nos legaram essa herança de amor e de zelo: Irmã Gabriela, Irmã Maria Pia e Irmã Beatriz. 

Meus filhos, Zacarias e Francisco, eram meninos e entravam em cheio na folia. Não só brincavam, cantavam, rezavam com as irmãzinhas, como foram, também, catequizados, especialmente para a solidariedade e para a alegria. 

Agradeço a Deus por esse bom tempo e pelos bons frutos que, até hoje, estão em plena safra. E agradeço, também, a multiplicação da creche, em quantidade e em qualidade, hoje duas, que proporcionam bom atendimento e que possuem as melhores instalações da região.

"No entardecer da vida seremos julgados sobre o amor".